Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PIQUETE MANUEL LUIS OSÓRIO

 

Um dos maiores orgulhos gaúchos são os seus piquetes, locais onde o povo do Rio Grande do Sul comemora a sua história e cultiva as suas tradições. Como a arma de Cavalaria tem forte ligação com esta terra, é comum os Regimentos de Cavalaria, que em sua maioria estão sediados neste estado, terem também os seus. O 5º R C Mec não fugiu à regra e da mesma forma instituiu o seu piquete

Na Guerra do Paraguai todas as grandes Unidades de Cavalaria tinham o seu piquete, pois eram neles onde estava concentrada a cavalhada. Era como se fosse um esquadrão, inclusive ao comando de um tenente. O General Osório tinha o seu. Nas Ordens do Dia durante a guerra aparecem publicadas muitas matérias sobre os piquetes. Quem pesquisar vai ver. Deste modo, manter os piquetes nos Regimentos de Cavalaria é cultuar uma tradição e acima de tudo preservar a memória do passado glorioso da arma.  
Com o nome “Manoel Luis Osorio”, uma homenagem ao Patrono da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro e que foi também soldado no 5º R C Mec, o piquete do regimento teve a sua fundação no dia 12 de setembro de 1986. Como sede foi escolhida uma pequena área do campo de instrução junto ao trevo da BR-293 com a RS-377, bem na entrada da cidade de Quarai, de quem vem de Livramento. Quem passar pelo local não tem como não vê-lo. É mais um dos orgulhos da Cavalaria da Legião de Tropas Ligeiras.
Seguindo também as tradições gaúchas de que todo piquete deve ter o seu lema, o do regimento é: “Lutar por um ideal é mais que um direito, é um grande dever”. Seu primeiro patrão foi o então Major Antonio Reginaldo Vargas da Costa e como primeira madrinha a senhora Paulina Hernandes. Sua bandeira, outra tradição, tem ao centro um leão rampante, armado de uma espada à destra, em ouro, como no brasão das armas do Marques do Herval, em cima as palavras “Piquete Manoel Luis Osório” e ao fundo recebe as cores heráldicas do Exército brasileiro: azul e vermelho.

registrado em:
Fim do conteúdo da página